Desde quando comecei a trabalhar na área de construção civil, decidir pesquisar um pouco mais sobre os equipamentos utilizados nos serviços em geral. O engenheiro da obra já havia me dito que a maioria dos equipamentos era alugada, então resolvi pesquisar por plataforma elevatória locação para ver o que encontrava sobre essa ferramenta. Caso vocês também tenham essa curiosidade ou estejam precisando alugar uma plataforma elevatória, deixo nesse post as informações que encontrei.

Apesar de utilizarmos o tipo tesoura na nossa obra, descobri que existem diversas variedades de plataformas elevatórias. Além da plataforma tipo tesoura, há também a plataforma telescópica e a plataforma articulada. Essa última é mais indicada para lugares que possuem difícil acesso e para serviços de instalação, como de ar condicionado.

plataforma elevatoria articulada

                  A plataforma elevatória que nós usamos, como dito anteriormente, é a tesoura e ela serve para alturas medianas e trabalha muito bem em terrenos desnivelados e em locais mais estreitos, o que é ótimo para o tipo de serviço que estamos realizando, pois além disso eu dei uma comparada nos preços no mercado e descobri que ela apresenta um ótimo custo-benefício por conta da sua durabilidade.

Já a plataforma telescópica funciona de maneira diferente. Enquanto as duas anteriores proporcionam um maior alcance na vertical, a telescópica possui maior alcance horizontal, além de não ter nenhuma articulação, o que torna o acesso ao local desejado mais rápido.

Se você estiver procurando algum tipo de plataforma elevatória para alguma obra específica, não deixe de ler um pouco sobre cada uma delas para ver qual se adequará melhor ao tipo de serviço que você quer executar.

Como é um equipamento que exige certo conhecimento do operador e um cuidado específico, certifique-se de ter tido o treinamento apropriado e, caso você tenha algum problema na utilização, não hesite em chamar um técnico para te ajudar a resolver qualquer situação indesejada durante a realização do serviço e sempre procure empresas de confiança quando for alugar uma plataforma elevatória, que possua esse tipo de assistência ao locador do equipamento.